Santo Inocênio I, Papa

Comemoração Litúrgica: 28 de julho. Também nesta data:  São Vitor I, PapaSantos Nazário e Celso, Santos Sansão, Eustádio e Décio

 

 

 

 

 Santo Inocêncio I (Pontificado 401 a 417) 

 

Santo Inocêncio I nasceu na Albânia e era contemporâneo de Santo Agostinho e São Jerônimo. Fixou regras canônicas que tornaram-se referências e permaneceram inalteradas até os dias atuais. Seus escritos fazem parte das mais importantes coleções canônicas da Igreja,  tratando, dentre outras, questões sobre os ritos sacramentais. Também questões relativas às celebrações litúrgicas, especificamente a importância do domingo. Um trecho de Santo Inocêncio, relativo ao domingo, Sua Santidade o Papa João Paulo II, fez menção em sua Carta Apostólica "Dies Domini" : 

" Nós celebramos o domingo, devido à venerável ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, não só na Páscoa, mas inclusive em cada ciclo semanal ": assim escrevia o Papa Inocêncio I, no começo do século V, (15) testemunhando um costume já consolidado, que se tinha vindo a desenvolver logo desde os primeiros anos após a ressurreição do Senhor."

Santo Inocêncio entregou a alma a Deus no ano de 417.  

Reflexões:

Santo Inocêncio é  figura de grande importância pelo zêlo ardentíssimo com que tratou das coisas do Senhor durante o período em que governou a Igreja. Fixou e estabeleceu normas com tanto empenho que seus escritos representam uma sólida base canônica até os tempos atuais. Peçamos a intercessão de Santo Inocêncio para que, com muita humildade, possamos não só estudar e entender, mas principalmente colocar em prática os Mandamentos de Deus e da Igreja. 

                           *  *  *  *  *  *  *  *  *

  Ir para  Página Oriente         

 Ir para história dos  Papas desde  São Pedro

Referência bibliográfica: Na luz Perpétua,  5ª.  ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico - Juiz de Fora - Minas  Gerais,  1959.