São Celestino I, Papa

Comemoração litúrgica: 06 de abril.   Também nesta data:  São Xisto I, Papa; Santa Catarina de Pallanza e São Diógenes

 

 

São Celestino I (Pontificado 422 a 432) 

A Igreja   comemora no dia  28 de julho, junto à  festa  de São Vitor I a  comemoração do Papa Celestino I, tendo sido o quadragésimo quarto Papa desde São Pedro.  O governo deste Papa em muito se  assemelha  ao Pontificado de São Xisto I, ou seja,  ambos combateram  novas doutrinas heréticas,  que punham em risco os preceitos da verdadeira fé.  Enquanto o Papa Xisto I,  na cátedra da Igreja primitiva (116 a 125),  combateu a  seita gnóstica,  São Celestino com a  mesma firmeza condenou ,  quase trezentos anos depois,  as heresias de Nestório e do pelagiano Celesto.  

Deu à Inglaterra bispos  nas pessoas de São Germano e São Pelágio. 

Reflexões: 

Não fosse  a Igreja Católica uma instituição Divina firmada sobre a rocha certamente já  teria sucumbido.  Devemos, todos os dias, agradecer a Deus a graça de nestes dois mil anos ter escolhido Pedro e seus sucessores que  com grande fé e galhardia enfrentaram as adversidades e ataques do mal, dos quais a Igreja sempre saiu vitoriosa. Nós,  católicos, temos a responsabilidade e a missão de defender o trono de Pedro, na obediência às suas determinações e, principalmente,  rezar sempre pelas intenções do Papa  para que possa guiar o rebanho com a mesma coragem, fé e determinação dos seus predecessores.  

                           *  *  *  *  *  *  *  *  *

  Ir para  Página Oriente         

 Ir para história dos  Papas desde  São Pedro

Referência : Na luz Perpétua,  5ª.  ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico - Juiz de Fora - Minas  Gerais,  1959.