Ir para a Página Oriente

Sacramento do batismo - Batismo de Crianças

 

 

 

  

                                                                                                                                               

 

 O batismo de Jesus    

O batismo muito mais em uso é o das crianças. Desde os tempos mais antigos, tornou-se ele costume. A Igreja ministra o Batismo para adultos em ocasiões especiais, para pessoas não batizadas que possuem o desejo de ingressar na comunidade cristã católica, e por conseguinte,  desejam sua efetiva participação nos Sacramentos da Igreja.  As reflexões e ritos sacramentais foram abordados neste portal junto ao tópico "Batismo de Adultos". (para acessar clique aqui ou no link de base do presente artigo).

 

As razões por que pais cristãos educam, obviamente, seus filhos de modo cristão, já o vimos no aludido capítulo. E não é de se estranhar que isso comece com o Sacramento de iniciação. Os pais dão, assim, sinal não ambíguo de que desejam seus filhos assumidos na Igreja e que nela cresçam.

 

A pergunta, pois, que surge, é esta: A criança não tem ainda consciência e, conseqüentemente, não é capaz de "conversão", de entrega de fé; como pode, no entanto, receber o sinal de conversão e de fé?

 

Recebe-o de maneira com que vive, atualmente, toda a sua vida: Em dependência dos adultos. Cristo deu-nos sua salvação de modo comunitário. Não a pessoas isoladas, mas a um povo. Assim como cada rebanho tem seus carneirinhos, assim também cada povo que cresce possui filhos, pequenos seres cuja vida é ainda carregada pelos outros. Pelo que, os bebês não são batizados porque já crêem, mas porque queremos, naturalmente, transmitir-lhes a nossa fé. Trazemos os filhos dentro de nossa fé, dentro da fé na Igreja.


Também aqui vale, novamente, o princípio: O batismo não pode ser apartado do conjunto. De modo infantil, porém, autêntico e salvífico, são as crianças assim, pelo batismo, repletas do Espírito Santo, incorporadas em Cristo, consagradas à serviçalidade redentora, à morte salvífica e à vida eterna. Tudo isto, conseqüentemente, deve desabrochar numa educação ulterior. O batismo não pode ser visto independente dessa educação. A observação tem o seu peso. Pois é lícito perguntar-se se as crianças que, de acordo com os costumes reinantes e só por causa destes, recebem o sacramento do batismo e, depois, não são educadas de maneira conscientemente cristã, podem ser chamadas, de verdadeiros membros da Igreja ou pripriamente de pessoas cristãs? Esta, com efeito, pede a garantia de uma educação cristã.

 

O batismo, tampouco, não deve ser considerado isoladamente da crescente independência da criança. Mais cedo ou mais tarde, deve seguir-se a "conversão", a entrega da fé consciente. Em sinal disso, a criança, em caminho para a idade adulta, renova, solenemente, os votos batismais. Essa renovação pode fazer-se, em conjunto com adultos, na noite de Páscoa, quando cada cristão solenemente proclama, novamente, estes votos ou promessas. Mas,  a renovação mais real há de fazer-se ainda mais tarde e numa forma bem mais comum: Numa resposta pública a um companheiro ou colega, numa oculta resistência a uma tentação, numa vida de bondade, serviçalidade, aceitação da morte.

 

Batismo de Crianças

É no batismo que a criança recebe, oficialmente, o seu nome. O nome de um Santo, sob cuja proteção suplicante, colocamos o filho. Não por bastar a graça de Cristo, mas porque Cristo gosta de vir até nós por via da comunidade da Igreja, também da Igreja que já está na glória.

 

O batismo não diz respeito apenas aos pais, mas à Igreja, em sua totalidade. O batizando é "introduzido" por um padrinho e/ou madrinha. São eles que seguram a criança, ou põem a mão sobre ela, durante o batismo, quando é a própria mãe que a segura nos braços. O padrinho e a madrinha representam, depois dos pais, a comunidade da Igreja e são os responsáveis pela educação cristã. Neste sentido, exercem papel preponderante para o resto da vida, zelando pela educação religiosa do afilhado, não só na presença, mas principalmente, numa eventual ausência dos pais.

 

 

 

 

 

Referência

                        Catecismo da Igreja - "A Fé para Adultos " , Edições Loyola, 1970;

                      

Imagens

                      Arte por Página Oriente.

                      Imagem do Batismo de Jesus - http://www.christusrex.org/www1/giotto/SSC-battesimo.jpg 

                      Imagem Batismo de Criança -  http://parafiapilczyce.pl/chrzest/

-       Tópicos relacionados        -

Batismo de Adultos 

Os Não Batizados

Confirmação ou Crisma

 

Ir para a Página Oriente